Jogo do arranca trigo

Necessário: Pequeno espaço amplo.
Nº de Jogadores: 2 contra 2, 3 contra 3 ou 4 contra 4.

Uma equipa “amocha” e a outra salta. A equipa que fica primeiro a “amochar” escolhe um elemento extra para servir de “cabeceira”, que se encosta a uma parede ou a um tronco (pode estar sentado) e que serve de suporte para a equipa que vai “amochar”. Os elementos desta vão ficar dobrados, agarrados pela cintura uns aos outros em cadeia. O da frente agarra-se à “cabeceira”. Quando a equipa que “amocha” estiver preparada, os elementos da outra equipa vão saltar-lhe em cima. Antes de iniciar a corrida preparatória para o salto, cada elemento tem que dizer “Arranca trigo para cima do meu amigo” ou “arranca cevada para cima do meu camarada”, caso contrário a sua equipa perde e trocam de posições. Depois de saltar para as costas dos colegas não podem tocar com os pés no chão, nem mostrar os dentes. Se todos conseguirem saltar e permanecerem alguns segundos nas costas dos colegas, a “cabeceira” dá-lhes uma ordem que têm de cumprir, por exemplo: descer pelo lado direito, ficar em pé-coxinho e efectuar determinado percurso. Se conseguirem todos, continuam a saltar, caso contrário “amocham”. O elemento da “cabeceira” tem a função de árbitro. Pode ainda acontecer que os que “amocham” não aguentam o impacto e/ou peso dos adversários, se isso acontecer voltam a “amochar” e reinicia-se o jogo.

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