Jogo do Berlinde (Ganhas e Brincas)

Ganhas

Necessário: Espaço de tamanho médio; diversos berlindes.
N.º de Jogadores: Vários.

No terreno escolhido são feitas duas covas de dimensões diferentes. Uma mais pequena, onde apenas caiba um berlinde (chamada de “cova”), outra maior (com cerca de 5 cm de raio), onde caibam vários berlindes (chamada de “caldeirão”).
A uma distância de 10 a 12 metros da cova, é desenhada uma linha no chão, onde todos os jogadores se irão posicionar no início do jogo.
O jogo inicia-se com os jogadores a lançarem os berlindes na direcção da “cova”, sendo que começa aquele que ficar mais próximo do dito buraco.
O objectivo do jogo é acertar no berlinde do adversário – a essa acção chama-se “matar”. Cada jogador só pode “matar” o berlinde dos amigos depois de ter entrado dentro da “cova”. O “caldeirão” é uma zona neutra onde os jogadores podem pôr os berlindes e não serem “mortos”.
A técnica de jogo é variada. Basicamente joga-se com um “carolo”, juntando-se o dedo indicador e polegar e disparando o berlinde pela acção destes dois dedos.
O jogador que ficar até ao fim sem morrer, ganha os outros berlindes do jogo, sendo que, obviamente, o jogo só poderá continuar se os restantes jogadores tiverem berlindes para continuar.

Brincas

Igual em todos os sentidos ao “Jogo do Ganhas (berlinde)”, mas com a variante de que quando os berlindes “morrem” não têm de ser entregues ao vencedor.

Nenhum comentário: