Jogo dos Saquinhos ou Jogo das Pedrinhas

Necessário: Cinco sacos de tecido, cheios com areia ou serradura.

Nº de Jogadores: Variado.

É um jogo tradicionalmente jogado por raparigas. Consiste em lançar ao ar cinco pequenos sacos de tecido, cheios de areia ou serradura. Cada partida é composta por uma sequência certa de jogadas de dificuldade crescente. Uma simples falha impõe o abandono do jogo ou a passagem para último lugar, tendo que esperar que todo o grupo efectue as suas jogadas para então retomar o jogo.
Enquanto se aprende, realiza-se com uma ou duas jogadoras que ensaiam repetidas vezes, as diferentes fases que constituem o jogo.
Mais tarde, quando se dominam os diferentes passos, este é jogado entre 3 ou mais jogadoras reunidas em roda. Sentadas no chão, decidida a ordem da jogada, pegam-se nos cinco saquinhos de uma só vez com as mãos e deixam-se cair no chão todos os pequenos sacos, de maneira a que fiquem espalhados entre si. Depois, lança-se ao ar consecutivamente um dos saquinhos, sempre o mesmo, enquanto se agarra, um a um, cada um dos quatro que permanecem no chão, mantendo-se todos os sacos na mão direita até ao final.
Em seguida, repete-se a mesma jogada, voltando a colocar os saquinhos no solo de igual forma, e inicia-se uma nova sequência, agora tentando conservar em equilíbrio nas costas da mão os pequenos sacos. Vence a jogadora que concluir o maior número de jogadas.

Nota: neste jogo pode-se substituir os sacos por pedrinhas chamando-se assim “Jogo das Pedrinhas”

Nenhum comentário: